
Nesta quarta-feira (15) de maio, data em que é comemorado o Dia do Assistente Social, a Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá promoveu uma palestra no Auditório da Secretaria de Educação para a categoria sob o tema “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”.
Além de comemorar o dia dos profissionais, a palestra teve o objetivo de discutir a importância do assistente social frente ao combate contra o racismo, principalmente, contra as mulheres negras que se encontram em situações de vulnerabilidade social.
Durante o evento foi formada uma mesa de debates pelos assistentes sociais Jefferson Silva, Fabrícia Cavalcante e Tiago Gomes. Jefferson Silva falou sobre o tema abordado e sobre a relevância do encontro.
O dia 15 de maio foi escolhido como o Dia do Assistente Social por ter sido nesta data que foi regulamentado o Serviço Social, uma profissão inscrita na história do Brasil há 80 anos.
A data sempre é comemorada em todo o Brasil através de palestras e discussões que promovem a visibilidade deste profissional na sociedade.
O tema das palestras realizadas na data é selecionado no Encontro Nacional do Conselho Federal de Serviço Social – (CFESS) e no Conselho Regional de Serviço Social – (CRESS), um ano antes da comemoração.