
São otimistas os dados divulgados pela prefeitura de Gravatá, agreste pernambucano, em relação à realização do São João deste ano. O infográfico foi aprestando em coletiva convocada pelo gabinete do prefeito e as secretarias de turismo e imprensa, respectivamente. O encontro aconteceu no auditório da secretaria de educação, contando com a presença de membros da executiva municipal, Poder Legislativo, força de segurança e imprensa local.
Em se tratando em ocupação da rede hoteleira, o governo informou que os leitos de hotéis e pousadas da cidade foram ocupados em 96,67%. Destacando que Gravatá conta com uma das maiores redes de hotéis do interior de Pernambuco, muito além de Caruaru, Arcoverde e Petrolina, que também estão inseridas no calendário junino. A média de diárias adquiridas por turistas em Gravatá ficou na média de 4,2.
O secretário de turismo de Gravatá, Marllon Lima, revelou que é nítido a satisfação dos comerciantes, donos de bares, supermercados, mercearias, que triplicaram suas vendas durante o ciclo junino. A Associação Comercial e Industrial de Gravatá (ACIAG) confirmou que houve novas contratações e retorno dos investimentos que foram feitos nesta época do ano.
Em se tratando de segurança, o São João de Gravatá foi um dos mais tranquilos desta década. Dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social apontam que nos dias de festividades foram registradas apenas cinco ocorrências por parte da Polícia Militar e uma ocorrência confeccionada pela Guarda Civil Municipal, que mutualmente trabalharam no Pátio de Eventos, garantindo a segurança do público presente.
CASSAPA ELOGIA CLIMA FM:
A Rádio Clima FM (98.5 MHz) realizou uma grandiosa cobertura do São João de Gravatá, levando para ouvintes de diversas cidades tudo o que aconteceu dentro e fora do pátio de eventos. Eduardo Cassapa, responsável pela empresa que realizou o evento, destacou o papel da imprensa, enfatizando todo profissionalismo da equipe e direção de Rádio Clima FM.
A Secretaria Municipal de Saúde também esteve atuando no Pátio de Eventos em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE). Em todo ciclo junino foram registrados 105 atendimentos no Pátio de Eventos; 20 atendimentos no Mercado Cultural; 04 atendimentos com necessidade de uso de ambulância; 29 atendimentos do SAMU e 02 atendimentos do Corpo de Bombeiros; números considerados dentro da estimativa.
A SETUR realizou uma pesquisa interna para saber o grau de satisfação dos comerciantes diante a grandeza do São João de Gravatá. 50% dos entrevistados disseram que o evento foi excelente; 25% regular; 15% bom 10% ótimo. Por mais incrível que pareça, não houve registro de votos para ruim e péssimo. Estimasse que o comércio local obteve um lucro de R$ 100 milhões de reais durante todo mês de junho.
A secretaria de turismo comemora os bons resultados. Com uma megaestrutura montada para os colegas da comunicação, a SECOM da PMG registrou engajamento inédito. Foram 10 mil seguidores conquistados em cinco dias de festividade; a participação de mais de 140 mil pessoas e o alcance de mais de 160 mil contas de Instagram, sem contar com a produção de 80 vídeos, edição de 800 fotos e mais de 3 milhões de pageviews. O secretário de imprensa, Rodolfo Lima, agradeceu a participação da mídia local, dando ênfase aos jornalistas que estiveram presentes na cobertura ao vivo ou gravada. A Rádio Clima, por exemplo, passou 60 horas fazendo a cobertura do São João, entre transmissões ao vivo do lançamento até o último dia de festividade.
Padre Joselito e Eduardo Cassapa agradeceram todo o empenho do ex-secretário de turismo, Jaime Prado, que agora assume cargo estratégico no Governo do Estado, dando vez para o advogado Marllon Lima assumir seu posto com muito excelência e dedicação. O prefeito Joselito parabenizou o empenho de todos e antecipou que a cidade continuará fazendo investimentos no turismo e colhendo frutos para mais investimentos na saúde, educação e infraestrutura. Para o prefeito, o que foi investido no São João de Gravatá devolvido em ações no município.