
Alguns filhos do distrito de Riacho Pequeno, distrito de Belém de São Francisco, Sertão pernambucano, promovem lançamento do livro “Riacho, Nosso Chão”, que conta a história de um homem que percorreu quase 20 anos para construir uma capela, mas também trata da memória afetiva do local. A obra foi escrita por 26 autores e será lançada no próximo dia (6), na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco as 16h com entrada gratuita.
O distrito Riacho Pequeno fica 516 km do Recife. Neste local teve um peregrino, Celestino, que durante 17 percorreu cidades de Pernambuco e da Bahia para a construção da Capela do Bom Jesus, que neste ano completou 100 anos.
No livro além de contar a história de Celestino Nunes, os autores buscaram resgatar histórias de amizades, companheirismo, empreendedorismo e solidariedade que foram deixadas pelos antepassados. A obra foi idealizada pela Professora da Universidade Federal da Bahia, escritora, Psicanalista e Psicóloga, e Pintora, Dra. Maria de Lourdes Soares Ornellas. “Em 2017, fincaram a pedra angular desse projeto com a escrita do livro ‘Riacho, Nosso Chão’, este é considerado a nossa enciclopédia profícua, escritura que mostra nossas origens, pertencimentos e amor por aquela Terra”. Fala Ornellas sobre o motivo de ter escrito a obra.
Também são organizadores de “Riacho, Nosso Chão” o Desembargador Dr. José Soares de Albuquerque, Joselito Nogueira do Nascimento, presidente da Fundação Celestin e Dra. Maria de Lourdes Soares Ornellas, com o apoio cultural do Deputado José Nunes Soares.
No lançamento do livro estarão os “filhos do Chão”, que estão espalhados por Salvador, Cuiabá, Euclides da Cunha, Petrolina, Cedro, Belém de São Francisco e Recife.
- Lançamento do Livro Riacho, Nosso Chão
- Quando: 6 de dezembro, sexta, às 17h
- Onde: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco- Rua João Lira, s/n, Santo Amaro, Recife.
- Acesso gratuito
