
O auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) reuniu na manhã desta quarta-feira (19), de forma presencial e online, interessados em submeter microprojetos de divulgação científica a serem apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento marcado para acontecer em outubro deste ano. Durante o encontro, a equipe da Diretoria de Divulgação Científica e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) explicou os detalhes do edital e abriu espaço para que o público tirasse dúvidas.
O secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti, abriu o momento destacando a importância da participação do público. “Quanto mais fomentamos esse tipo de iniciativa, conseguimos dar robustez para construir projetos futuros. Quanto mais interessados e projetos inscritos, mais a gente consegue ter elementos para incluir no planejamento do Estado o que está sendo demandado e funcionando”, ressaltou o gestor.
O edital busca apoiar a realização das mais diversas atividades de divulgação científica, como palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, visitas técnicas, debates, distribuição de cartilhas e livros, exibição de vídeos científicos, excursões científicas, produções audiovisuais, dentre outras.
Cada microprojeto poderá pleitear até R$5 mil reais e deverá especificar as características e o tema das ações de divulgação científica que o proponente deseja realizar em sua Instituição executora. Estão aptas a participar do edital, escolas públicas, museus, centros de pesquisa, parques, jardins botânicos, Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos e as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Pernambuco.
Confira abaixo o cronograma do edital:
Prazo para submissão: até às 17h de 14/08/2023
Divulgação do resultado: 31/08/2023
Contratação dos projetos: a partir de 11/09/2023