Relator no TSE vota para tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos

O voto de Benedito foi para tornar Bolsonaro inelegível. A votação será retornada numa próxima sessão, marcada para a próxima semana.

Mais relacionadas

Relator No Tse Vota Para Tornar Bolsonaro Inelegível Por 8 Anos

O presidente Jair Bolsonaro poderá se tornar inelegível conforme AIJE – Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 060081485 que estava sendo analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, cujo voto do relator ocorreu nesta terça-feira, 27. A sessão foi aberta pelo ministro do TSE, Alexandre de Moraes e chegou ser interrompida para intervalo de 20 minutos.

O tribunal discutiu o abuso do poder político do ex-presidente Bolsonaro em reunião com embaixadores estrangeiros meses antes da eleição. Na época, Bolsonaro atacou as urnas eletrônicas e disseminou FAKE NEWS sobre o processo eleitoral do Brasil, considerado um dos mais seguros do mundo.

O Ministério Público já visto desvio de finalidade e manobra eleitoreira na reunião com embaixadores. O MP defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político. O relator do processo reconheceu que está configurado o abuso de poder político no uso do cargo, havendo desvio de finalidade no uso do poder simbólico de presidente e da posição de chefe de estado para degradar o ambiente eleitoral.

Para o relator Benedito Gonçalves disse que Bolsonaro usou reunião, mídia pessoal e emissora de TV para firme posição de usar tais meios e difundir dúvidas sobre a segurança do sistema eleitoral. O voto de Benedito foi para tornar Bolsonaro inelegível. A votação será retornada numa próxima sessão, marcada para a próxima semana.

Outras notícias

Você também pode gostar