
Pernambuco ampliará sua conexão com a Europa com a nova rota aérea direta entre o Recife e Madrid, na Espanha. O voo será operado pela Azul e começará a funcionar em junho, durante o verão europeu, com três frequências semanais. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (17), durante evento no Palácio do Campo das Princesas.
Atualmente, o Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre tem voos diretos para Portugal, Uruguai, Argentina, Chile e Estados Unidos. Com a nova operação, a Espanha se torna o sexto país a ter ligação direta com Pernambuco, totalizando nove rotas internacionais até julho deste ano.
A governadora Raquel Lyra celebrou a conquista e destacou a importância estratégica do voo. “Não tenho dúvida nenhuma de que ele já nasce sendo um sucesso total, com a demanda que nós temos, mas também no ponto de vista turístico e de negócios, fortalecendo nossa economia”, afirmou.
Expansão da malha aérea pernambucana
O Aeroporto dos Guararapes segue em crescimento, operando atualmente 46 rotas. Apenas em 2024, já foram realizadas mais de 29 mil decolagens na capital pernambucana, com um total de 3,8 milhões de assentos ofertados. O secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery, ressaltou que a nova conexão “abre uma outra capital europeia que se liga ao Recife, permitindo conexões variadas entre a Europa e o nosso Estado”.
Além da rota Recife-Madrid, a Azul também confirmou a retomada da operação sazonal entre a capital pernambucana e Assunção, no Paraguai, que será reativada a partir de 2 de julho.
Ampliação da conectividade no interior
Outro ponto discutido na reunião foi a ampliação da oferta de voos para Petrolina, no Sertão do São Francisco. A governadora solicitou um estudo detalhado para viabilizar mais operações na região. “Saímos daqui com uma lição de casa para avaliar o mercado e entender como a Azul pode melhorar essa operação. Em breve, retornaremos com uma resposta que funcione para todos”, explicou César Grandolfo, gerente sênior de Relações Institucionais da companhia.
A expansão da malha aérea pernambucana reforça o compromisso do governo em fomentar o turismo, impulsionar negócios e fortalecer a economia do estado, garantindo maior conectividade para os pernambucanos e visitantes.
