
Entre os dias 12 e 16 de maio, Recife será palco da 19ª edição da Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19). Este é um marco histórico, pois será a primeira vez que o evento, de relevância global, acontecerá na América Latina. Além de destacar iniciativas locais de adaptação climática, a conferência servirá como preparação para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.
Cerca de 300 participantes, entre governos, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa e doadores, são esperados para compartilhar experiências e inovações em adaptação climática. O evento é organizado pelo International Institute for Environment and Development (IIED), em parceria com o Governo de Pernambuco e o Instituto Clima e Sociedade (ICS).
Com uma programação diversificada, a CBA19 abordará três temas principais:
- Adaptação liderada localmente: como transformar princípios em práticas de larga escala.
- Adaptação de base comunitária: foco nos desafios e soluções em contextos urbanos.
- Natureza e adaptação: ênfase nos saberes e práticas indígenas e locais.
Inscrições e participação local
A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) e a Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri) atuarão na logística e articulação local. Além disso, organizações sociais interessadas em contribuir com a conferência podem submeter propostas até 17 de fevereiro, no site da IIED.
Atividades paralelas
A programação incluirá, além de sessões e palestras, visitas a comunidades locais para conhecer projetos de adaptação climática na prática. O tema central do evento, “Como podemos obter uma adaptação justa e equitativa?”, guiará as discussões e atividades.
A realização da CBA19 em Recife reforça o compromisso da cidade e do estado com o enfrentamento das mudanças climáticas e coloca a capital pernambucana no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.
