24 C
Recife

Recife: Orquestra Criança Cidadã promove inédita série de concertos voltados para a comunidade do Coque

orquestra crianca cidada

No próximo dia 20 de abril, às 10h, a Orquestra Jovem Criança Cidadã, principal grupo musical da OCC, realiza a primeira apresentação da série “Concertos para a comunidade”, na quadra da Escola Estadual Monsenhor Leonardo de Barros Barreto, no bairro de São José, zona central do Recife.

A rigor, este é o primeiro evento musical da Orquestra Criança Cidadã na própria localidade de onde saíram seus primeiros alunos, em julho de 2006. A iniciativa faz parte de uma inédita estratégia de aproximação e divulgação da OCC junto à comunidade do Coque.

O concerto da próxima quarta será dirigido aos alunos da Escola Monsenhor Leonardo, mas já na apresentação seguinte – dia 26 de maio, às 17h, na quadra do Compaz Joana Bezerra – toda a comunidade poderá ter acesso.

O maestro titular da OCC, José Renato Accioly, comenta sobre a importância da performance dos músicos nas escolas e outros espaços de convivência da região. “O significado mais expressivo sobre a série ‘Concertos nas comunidades’ é nós entrarmos em maior sintonia com a comunidade na qual o projeto está inserido. É extremamente importante que os nossos jovens toquem música para si mesmos e possam tocar para os jovens do Coque e, assim, estes perceberem que também podem participar da OCC. Além de tudo, é uma divulgação mais do que saudável e eficiente do próprio projeto”, celebra o regente.

Cada evento da série “Concertos para a Comunidade” serve como preparação para os concertos oficiais da Orquestra Jovem, como o do próximo dia 26, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Os alunos da Escola Monsenhor Leonardo, por exemplo, terão a mesma oportunidade de ouvir a Abertura “Egmont” e a “Sinfonia nº 1”, de Beethoven, e a “Ciranda das sete notas”, de Villa-Lobos – além de dois brindes: “Lamento sertanejo” e “Mourão”, sempre muito aplaudidas nas apresentações da OCC.

“Em geral, a preparação para esses concertos envolve muitos ensaios de naipes e ensaios gerais, estudo individual, estudo coletivo… tudo para que possamos fazer o melhor possível no sentido de ter uma apresentação com a música muito bem ensaiada, bem madura, artisticamente falando, e que a gente possa tocar o coração dos moradores do Coque”, conclui José Renato.

Além desta apresentação, estão marcados concertos para a comunidade nos dias 26 de maio (Compaz Joana Bezerra, às 17h), 22 de junho (Escola Joaquim Nabuco, em horário a confirmar), 24 de agosto (Escola Técnica João Bezerra, em Brasília Teimosa, às 15h30), 21 de setembro (Igreja Batista do Largo da Paz, 15h) e 27 de outubro (novamente no Compaz Joana Bezerra, às 17h).

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque