
Uma operação conjunta realizada no último sábado (27), no bairro do Ibura, Recife, desmantelou um esquema de poluição sonora que vinha incomodando os moradores da região, especialmente durante o evento conhecido como Pancadão do Ibura. A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com diversas entidades, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (SECON) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS).
Na terça-feira (30), representantes dessas entidades se reuniram para avaliar os resultados da operação. Segundo o Promotor de Justiça Sérgio Souto, da 12ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Meio Ambiente), a iniciativa foi considerada um sucesso, com impacto positivo entre os moradores, que foram os principais denunciantes do barulho excessivo causado por bares e paredões de som na localidade. “Foi uma ação bem planejada, onde conseguimos apreender diversos equipamentos”, afirmou o promotor, destacando que operações semelhantes serão realizadas para coibir novas infrações.
Durante a operação, as autoridades apreenderam uma grande quantidade de equipamentos sonoros, além de 56 motocicletas, quatro carros, uma arma de fogo e munições. Também foram confiscados 24 pinos de cocaína, três pedras de crack, um pacote de maconha e outro de cocaína. A Delegacia de Polícia do Ibura, que participou ativamente da operação, dará continuidade às investigações para identificar e responsabilizar os envolvidos.
De acordo com a CTTU, a ação resultou em 798 abordagens, 148 notificações e sete casos de alcoolemia. As autoridades reforçam que a operação reflete um esforço contínuo para garantir o respeito às leis e a tranquilidade da população local.
Contato: (81) 998103016 (WhatsApp) ou e-mail: jornalismo@pernambuconoticias.com.br.
