
O Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa, mais conhecido como Posto 1, está realizando o Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, em recém-nascidos que moram em Gravatá.
A iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz parte de um conjunto de exames importantes que é realizado no primeiro mês após o nascimento dos bebês. Através dele, o profissional detecta se o recém-nascido tem problemas de audição.
O coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, falou da ampliação de atendimento voltado para esse público. “É com grande satisfação que damos início a mais um serviço de oferta na linha de cuidados materno-infantil, que é o Teste da Orelhinha, que será realizado mensalmente aqui no Posto 1. Para esse serviço, nós contamos com uma profissional, uma fonoaudióloga de alta capacidade técnica que irá assistir estas crianças que não foram contempladas com esse teste na maternidade onde aconteceu o parto. Então, ter um serviço que amplia essa linha de cuidado, dar qualidade a assistência e o acompanhamento dessas crianças é de fato reafirmar o nosso compromisso com as pessoas”.
