
“As lideranças políticas e os gestores públicos devem fazer uma leitura deste documento como um conjunto de caminhos norteadores das políticas públicas educacionais, contextualizando para suas realidades”, ressaltou Priscila Cruz.
Para Raquel Lyra, a educação na primeira infância é um dos principais caminhos para a promoção da transformação social de verdade. “As creches também são políticas de suporte às mães, que vão poder sair para trabalhar enquanto seu filho é alfabetizado na idade certa, obtendo, ao longo da vida escolar, não só uma progressão, como também a aprendizagem adequada. Já no Trilhatec, nosso objetivo é que todo aluno tenha a opção de se qualificar em um curso profissionalizante, inclusive preparando-se para as novas demandas da nova economia”, explicou.
Criado com a participação de diversos setores da sociedade brasileira, com o objetivo de assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos, o Todos pela Educação está visitando pré-candidatos ao governo de 14 estados, apresentando um diagnóstico para a educação e sugerindo caminhos a serem adotados nos Planos de Governo. A coordenadora de Relações Governamentais, Manuela Pereira, também participou da conversa com Raquel.
“A situação de Pernambuco é muito preocupante, porque poucos alunos que chegam ao ensino fundamental e que não conseguem ingressar em escolas de ensino médio integral saem de lá sem o aprendizado adequado”, ressaltou Raquel.
Em 2021, o estado tinha apenas 17,7% de crianças em creches, de acordo com o Pacto Nacional pela Primeira Infância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É o pior resultado entre todos os estados do Nordeste e está muito distante da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, que é de atender, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos com creches”, afirmou.
O presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Fernando Holanda, e uma das coordenadoras do Plano de Governo de Raquel, Juliane Pepeu, também participaram da reunião.
RESULTADOS – Durante a gestão de Raquel Lyra à frente da Prefeitura de Caruaru houve um aumento no investimento de 151% na rede municipal de ensino (2017 a 2021), que trouxe melhorias de processos administrativos e pedagógicos, bem como na requalificação da estrutura física das unidades de ensino. O investimento em 2017 na área foi de quase R$ 30 milhões. Já em 2021, saltou para mais de R$ 75 milhões. Um crescimento de 150,70%.
No início de 2017, Caruaru possuía um total de 15 Centros Municipais de Educação Infantil (CM
