
A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), venceu as eleições e se torna a primeira mulher a governar o Estado de Pernambuco. Raquel coloca fim ao governo do PSB, que há décadas tomou conta do estado. Com mais de 81% das urnas apuradas, Raquel já pontuava com 58,88% dos votos válidos, situação matematicamente irreversível para sua adversária Marília Arraes (SD).
Raquel, que antes das eleições do primeiro turno era uma das menos cotadas, acabou ganhando a maioria dos votos após a forte comoção causada pela morte de seu esposo, que faleceu vítima de infarto fulminante do dia das eleições do primeiro turno.
Marília cometeu um deslize quando negou adiar o início da campanha eleitoral de segundo turno, que ocorreu no dia da missa de sétimo dia da morte do esposo de Raquel Lyra.
Desde o início da contagem de votos, Raquel Lyra já se mantinha na frente de sua adversária. O resultado joga um balde de água gelada na cabeça de toda cúpula do PSB em Pernambuco, principalmente do atual governador Paulo Câmara, que deixará o governo com o maior percentual de rejeição da história política de Pernambuco.
