Saúde

Quatro sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico

Quatro sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico
Imagem: reprodução/inter

Não existe uma idade certa para usar aparelho ortodôntico, é uma escolha que varia de acordo com a necessidade da pessoa. No entanto, existem casos em que problemas de mordida começam cedo e afetam processos do organismo, que podem prejudicar a saúde bucal e a autoestima do indivíduo. Nestas circunstâncias, o uso do aparelho é a solução, não só para o lado estético, mas para que dificuldades de mastigação, respiração e fala sejam corrigidas.

“Quanto mais cedo identificar os problemas de dentição, mais fácil e eficiente é o tratamento. O uso do aparelho vai depender de vários fatores, mas alguns como, a resposta do organismo, a colaboração do paciente e o tipo de aparelho podem influenciar no tempo do tratamento. Atualmente, existem dois tipos de aparelhos, os fixos e removíveis, indicados tanto para tratamentos prolongados ou correções mais simples, sendo os removíveis muito utilizados em correções ortopédicas”, comenta a cirurgiã dentista e consultora técnica da GOU Odonto, Edrielle Santana.

Abaixo, Edrielle comenta alguns sinais para ficar atento e identificar qual o momento de procurar seu ortodontista:

1. Problemas com a mordida: ocorre quando há má oclusão na arcada dentária superior com a inferior, ou seja, quando as arcadas não estão encaixadas. Isso pode dificultar a mastigação, o processo digestivo e a fala. Edrielle afirma que o aparelho ortodôntico pode ser a melhor solução para o caso, mas é preciso passar por uma avaliação com o dentista, pois existem vários tipos de mordidas “erradas” que precisam de outros tratamentos além do aparelho.

2. Dentes separados: um dos sinais mais comuns, a presença de dentes afastados, por si só, já pode ser um indicativo da necessidade de usar aparelho. Também conhecido como diastema é caracterizado pela presença de um vão, que pode com o tempo comprometer o processo mastigatório e agravar problemas de mordida. 

3. Dores na mandíbula: Existem muitas causas e refletem também em dores de cabeça e ouvido. Pode estar relacionada com distúrbios da articulação termporomandibular (ATM), bruxismo e com dentes desalinhados. Se estiver relacionada a um distúrbio ortodôntico severo, pode ser necessária a prescrição de cirurgia ortognática, no entanto, em muitos casos apenas o uso do aparelho ortodôntico já pode ser a solução do problema.

4. Mau hálito e problemas de sono: ambos podem ser indícios da necessidade de usar aparelho. No caso do mau hálito, se mesmo após a escovação e o uso do fio dental o problema persistir, isso pode indicar a presença de bactérias acumuladas entre os dentes tortos – que dificultam a higienização e precisam de correção. Já no sono, sinais como, o costume de babar demais, respirar de forma ofegante, roncar e ranger os dentes são sintomas que podem trazer vários prejuízos. O uso do aparelho ortodôntico e uma placa protetora para dormir são alguns dos tratamentos indicados pelo profissional.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative seu bloqueador de anúncio