Foram presos esta semana quatro agentes da Polícia Civil suspeitos de cobrarem propinas e desviarem cargas no Recife. Segundo informações da própria polícia civil, os investigados são três agentes e um delegado, que trabalhavam, na época dos fatos, na delegacia de Água Fria.
Todos os investigados são apontados como responsável por abordarem de forma ilegal cargas de cigarros que eram transportada em 2016. A investigação aponta que o grupo falava que as cargas legais eram ilegais, cobravam propina e apreendiam os produtos para revendê-los.
A PCPE deu início às investigações após um dos comerciantes abordados pelo grupo denunciar o esquema de corrupção. As vítimas seriam selecionadas a dedo; elas eram perseguidas e suas cargas eram confiscadas e depois todo material era revendido. Os agentes também deram fim a bolsas, perfumes e dinheiro em espécie das vítimas.
Três dos quatro investigados já estão aposentados, o quarto investigado já estava preso, ele já havia sido afastado em investigação por homicídio. Agora, todos os envolvidos foram levados para o COTEL, em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde ficarão à disposição da justiça, eles podem ficar até 30 anos em reclusão.
