
Diante de tantos avanços sociais, políticos, econômicos e tecnológicos, a advocacia brasileira enfrenta desafios internos que demandam mudanças de comportamento e abordagens. Atualmente, as que mais merecem destaque são a necessidade de uma educação continuada e, também, uma constante atualização sobre o meio. No Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, é importante debater sobre esses desafios.
Lucas de Carvalho, coordenador do curso de Direito da UNINASSAU Petrolina, afirma que a renovação na atuação profissional pode ser desafiadora, especialmente para os advogados já consolidados. “A estabilidade na carreira pode transmitir a falsa ideia de que não é preciso reavaliar, modificar e/ou aprimorar a maneira de lidar com processos e casos judiciais nem com o atendimento ao cliente, o que não é verdade”, pontua. É interessante que os profissionais usem esses desafios a seu favor, em busca de qualificarem-se ainda mais no Direito.
“Os estudos contínuos na área permitem que esses profissionais adquiram conhecimentos especializados em várias áreas do Direito, bem como familiarizarem-se às novas tecnologias e ferramentas do meio”, explica Lucas. Isso, consequentemente, melhora a eficiência do trabalho jurídico, viabiliza uma comunicação adequada e uma orientação precisa com o cliente e possibilita que coloque em prática boas estratégias jurídicas. Tais ações não beneficiam somente os advogados, mas também garantem um sistema legal mais eficaz e acessível para a sociedade como um todo.