
Antes de falarmos das vantagens de trabalhar como freelancer, vamos procurar mostrar como esse modelo de trabalho tem potencial para beneficiar toda a cadeia de relações profissionais e produtivas.
Você levanta às 7h da manhã, toma café e pega o transporte para ir ao trabalho. Chegando lá, acomoda-se em sua mesa e inicia um dia de trabalho. Às 13h, sai para almoçar, volta às 14h e permanece no escritório até às 18h. Ao final do expediente, se você houvesse contado, teria passado quatro horas apenas produzindo, realizando tarefas.
A verdade é que a maioria das pessoas ainda trabalha dessa forma e há muitas profissões que não mudarão. Isso não quer dizer que as relações de trabalho não estão mudando. Se você se encaixa no exemplo acima, pense no quanto é sacrificante acordar às 7h para trabalhar e chegar em casa 12 horas depois, já à noite.
A verdade é que naquele dia você praticamente dedicou 12 horas ao trabalho, mas só produziu quatro. Do lado da empresa, ela teve que pagar um dia de salário, sobre o qual incidem impostos, 13º Salário, Férias e outros custos. Será que alguém saiu ganhando nessa relação?
A tecnologia a serviço da mudança
Não há muito tempo, quando ouvíamos falar em freelancer, pensávamos na profissão de jornalista. O jornal ou a revista precisava de um profissional para fazer uma reportagem, pois sua equipe estava saturada. Então, ele fazia a contratação de um jornalista por demanda, pagando pela entrega do projeto.
Portanto, freelancer é aquele que trabalha por demanda. Você é especialista em determinada atividade profissional. As empresas procuram você para realizar um projeto, as partes negociam o preço e você realiza o trabalho. É simples assim.
Não há um levantamento seguro sobre a quantidade de pessoas que trabalham nesse modelo no Brasil e no mundo, até porque é difícil identificar quem são esses profissionais. A verdade, no entanto, é que eles existem e há quem ouse afirmar que o freelancer é o modelo de trabalho do futuro.
Tudo isso só é possível graças às mudanças trazidas pela tecnologia. A internet é o canal que conecta empresas e profissionais à distância, tornando possível que uma empresa da Bahia contrate um profissional do Rio Grande do Sul para a realização de um projeto de design, publicidade, produção de conteúdo, desenvolvimento de aplicativo, gestão de mídias sociais, tradução ou projeto de SEO.
Plataformas de serviço freelancer, como a Workana, fazem o trabalho de aproximação entre as empresas e esses profissionais, oferecendo, inclusive, a gestão do pagamento pelos serviços.
Imagine como seria sua rotina se, ao invés de passar duas horas no transporte e nove horas no escritório, para produzir quatro horas, você pudesse produzir as mesmas quatro horas sem sair de casa. Perceba a diferença absurda que ocorreria em sua rotina. Você dedicava 12 horas do seu dia ao trabalho. Agora, você vai dedicar apenas quatro horas para produzir o mesmo.
Sem contar que já há estudos que mostram que pessoas que trabalham no regime de home Office são 13% mais produtivas do que aquelas que trabalham em escritórios. É natural que isso aconteça, porque esses profissionais estão menos expostos a distrações e podem trabalhar com maior foco.
Quanto à empresa, ao contratar no modelo de freelancer, pensemos na brutal economia obtida com instalações físicas, postos de trabalho, salários, impostos e benefícios. No mundo ideal, podemos dizer que o freelancer pode ser melhor remunerado por suas horas de trabalho, embora isso nem sempre aconteça.
Isso vai depender da boa e velha lei da oferta e da procura. Além, claro, da capacidade do freelancer de entregar alto valor para seus clientes. A Workana, por exemplo, tem um sistema de qualificação de sua base de freelancers na plataforma. Na medida em que o profissional entrega mais trabalhos e é bem avaliado, ele sobe de nível e, com isso, melhora sua reputação.
Melhorando sua reputação, passará a ser procurado pelos clientes e poderá cobrar mais por seus serviços, já que as empresas querem trabalhar com quem seja capaz de entregar qualidade.
Vantagens de trabalhar como freelancer
Trabalhar como freelancer pode ser uma escolha ou, sejamos realistas, falta de opção. É só você observar o que vem acontecendo com segmentos prestadores de serviços, como os bancos, cada vez mais digitais, cada vez oferecendo menos postos de trabalho.
O mercado não tem condições de absorver toda a mão de obra, inclusive a mais qualificada. Mesmo para quem opta pelo trabalho de freelancer por falta de alternativa, há vantagens reais, como veremos a seguir, em trabalhar nesse modelo.

Melhor gestão do tempo e da produtividade
Pensemos que você é o personagem daquele exemplo que eu dei acima. Lembre que você levava doze horas para produzir quatro de trabalho.
Trabalhando em casa, você poderia produzir o dobro e ganhar por isso. Você levaria oito horas para produzir o dobro do que você produzia em 12 horas. Ainda sobrarão 4 horas para você curtir a família, ir à academia, fazer um curso ou ler um livro. Fantástico, não é?
Flexibilidade de horários e postos de trabalho
Como freela, você pode trabalhar em qualquer horário e de qualquer lugar. Algumas pessoas trabalham viajando e conhecendo o mundo, mantendo-se conectadas com seus clientes, que também podem estar em qualquer lugar do planeta. Sensacional, não é?
Planejamento, organização, controle e disciplina
Quem trabalha como freelancer sabe muito bem o quanto essas habilidades são indispensáveis para o sucesso.
O freelancer não tem um chefe dizendo o que ele tem que fazer, controlando sua produtividade e resultados, dando feedback. É como dizer que você, para trabalhar dessa forma, precisa aprender a ser dono do próprio nariz.
O seu trabalho é o seu negócio e você terá que aprender a administrá-lo. Desse aprendizado surgirá uma pessoa melhor, capaz, inclusive, de tocar um empreendimento maior no futuro.
Maiores ganhos
O propósito deste artigo não é enganar você. Não acontece com todos, porém, na medida em que o freelancer vai se consolidando em seu mercado, a tendência é de que os ganhos sejam realmente superiores aos de quem trabalha no escritório.
Não estamos falando, evidentemente, de benefícios. Essa é outra situação, com a qual a sociedade ainda terá que aprender a lidar. O fato é que freelancers talentosos, ágeis, comprometidos com prazos, autodesenvolvimento e geração de valor para seus clientes podem ganhar muito bem.
Qualidade de vida
É praticamente dispensável explicar por que você obtém ganhos em qualidade de vida trabalhando como freelancer. Vamos, no entanto, enumerar alguns:
– ter mais tempo para dedicar aos seus familiares;
– ter uma alimentação mais saudável, já que poderá preparar suas próprias refeições;
– economizar com vestuário, pois bermuda e chinelo já estão de bom tamanho para você ir ao escritório;
– beneficiar a saúde, podendo praticar exercícios físicos, mesmo que seja meia hora por dia;
– reduzir o estresse com trânsito, transporte, chefes e colegas inconvenientes;
– ter tempo para dedicar diariamente ao lazer;
– dedicar mais tempo aos estudos e ao autodesenvolvimento.
O mundo perfeito não é para todos
É evidente que os benefícios da vida de freela só compensarão se o dinheiro estiver entrando na conta.
É preciso ter em mente que o começo pode ser bem difícil. O ideal é que você crie um portfólio online para mostrar seus trabalhos realizados. O cliente compra o que ele pode ver, correto?
Mesmo assim, você vai competir com profissionais de alto nível. Um em cada quatro jovens preferem esse modelo de trabalho ao tradicional, mas eles competirão com profissionais com décadas de experiência no mercado, que simplesmente decidiram que preferem ter clientes a ter patrão.

Nem todos vão conseguir, portanto siga o caminho que tem que ser seguido:
– prepare-se diariamente para competir, cresça, aprenda;
– tenha compromisso com qualidade e prazos;
– dê atenção aos seus clientes;
– muita organização, planejamento e disciplina;
– cuide da mente e do corpo.
Se as vantagens existem, as desvantagens também. A maior delas é a ausência dos benefícios, como: 13º, FGTS, férias, vale refeição, seguro saúde, etc.
Até que a sociedade crie mecanismos de proteção a esse trabalhador, será preciso conciliar a busca dos maiores ganhos com uma gestão rigorosa das finanças.
No mais, boa sorte!
