Foi aprovada por comissão da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) nesta quarta-feira (10) regras especificas para contratação de professores aprovados em seleção simplificada realizada no ano passado.
O projeto é de autoria da Deputada Tereza Leitão (PT) e dispensa o intervalo de seis meses que os professores contratados precisam cumprir para uma nova admissão, conforme lei já vigente.
Recentemente muitos contratos foram renovados automaticamente por conta da pandemia da COVID-19, mas muitos destes professores precisaram ser obrigados a desistirem das vagas por conta da existência do intervalo de um contrato para outro.
Assim, os melhores colocados no processo seletivo precisaram ceder vaga para candidatos com pior desempenho. No entanto, a Comissão de Justiça modificou a proposição por meio de um substitutivo, que dispensou o cumprimento do intervalo em todos os casos de prorrogação decorrentes de estado de calamidade ou de emergência em saúde pública.
De acordo com a petista, a Secretaria de Educação deve chamar os professores que saíram e manter os que entraram, porque há vagas sufi cientes.
