
A partir desta sexta-feira (1º), o Programa Mães de Pernambuco inicia um novo ciclo de confirmação de vagas para o auxílio mensal de R$ 300 destinado às mulheres mais vulneráveis do estado. Organizado pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), o programa oferece 7.635 novas vagas para atender mulheres que atendam aos critérios exigidos e que não foram contempladas nas inscrições anteriores. Este ciclo segue até o dia 18 de novembro, com os pagamentos das novas inscritas a partir de dezembro.
Para serem elegíveis ao benefício, as mulheres devem atender a cinco requisitos cumulativos: ser chefe de família, residir em Pernambuco, ser beneficiária do Programa Bolsa Família com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), estar gestante ou ser responsável por criança de até 6 anos, e não possuir vínculo formal de trabalho. Desde o lançamento do programa em março, cerca de 103 mil mulheres foram contempladas, representando um investimento de R$ 157,3 milhões.
Como realizar a confirmação?
As interessadas devem acessar o site oficial do programa (www.maesdepernambuco.pe.gov.br) e inserir o Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento. O sistema, então, informará se a candidata está dentro das vagas disponíveis, permitindo que ela confirme o interesse em participar. Caso a elegibilidade não se confirme, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera.
Para facilitar o pagamento, o Governo de Pernambuco, em parceria com a Caixa Econômica Federal, está enviando cartões do programa diretamente às residências das beneficiárias. Quem ainda não recebeu o cartão pode fazer o saque nas agências da Caixa apresentando um documento com foto ou acessar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem.
Em caso de dificuldades, a Ouvidoria Social da SAS está disponível para atendimento pelo telefone 0800.081.4421 ou pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br.
