
A primeira-dama de Gravatá, Viviane Facundes, ganhou destaque nas redes sociais nesta segunda-feira (5) ao aparecer puxando um “jumento fiscal” durante uma visita às obras de calçamento da Rua Primeiro de Janeiro, no bairro do Cruzeiro. Com bom humor, ela acompanhou de perto os trabalhos como secretária de Obras do município.
Durante a gravação, feita na primeira segunda-feira de 2026, Viviane brincou ao lado do animal, dizendo que ele não poderia fiscalizar sozinho e que ela também estava ali para garantir a qualidade dos serviços. “Vamos trabalhar juntos, para não estar com duas conversas para o povo”, comentou, em tom descontraído.
A visita marcou o início das obras de drenagem e pavimentação no local. A ação da primeira-dama foi recebida com leveza por moradores e internautas, que destacaram a forma inusitada e simbólica de se aproximar da população e acompanhar de perto os investimentos da gestão.
A imagem do “jumento fiscal” é uma sátira velada aos chamados pseudos fiscais — pessoas que costumam visitar as obras do governo municipal apenas para apontar defeitos, sem contribuir com sugestões ou soluções concretas. Segundo a própria secretária, sempre que uma nova obra é apresentada, o “jumento fiscal” aparece para relinchar. Aproveitando a presença do animal, Viviane transformou a crítica recorrente em uma brincadeira leve e simbólica, que acabou se tornando um vídeo viral.
