
O consórcio Luz de Jaboatão, liderado pela Enel X, e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deram início hoje (7) às operações de modernização do parque de iluminação pública do município. Em evento realizado na casa da Cultura – Jaboatão Centro, foi apresentado o plano de modernização, calendário e projetos das intervenções que serão realizadas nas ruas e monumentos da cidade, como praças e igrejas, além da apresentação das equipes técnicas que vão atender às demandas relacionadas à modernização e manutenção do serviço de iluminação pública.
A cerimônia contou com a participação do prefeito da cidade, Mano Medeiros, o presidente do EMLUME, Paulo Lages, entre outras autoridades locais, e representantes da empresa líder do consórcio, como o executivo responsável pela Enel X Brasil, Francisco Scroffa, e do responsável pela linha de e-City da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso.
Na oportunidade, o consórcio e a prefeitura também anunciaram o lançamento do serviço de call center, pelo número 0800 444 0111 de uso exclusivo para atendimento as demandas de iluminação pública, que funcionará 24 horas por dia, sem custo pela ligação.
“Para nós é um grande orgulho iniciar esse grande projeto de modernização de iluminação pública em Jaboatão. A modernização dos pontos de iluminação nas vias da cidade vai tornar as áreas urbanas mais seguras, modernas, eficientes e atraentes, num passo importante para construirmos juntos uma cidade circular inteligente, com benefícios concretos para a população. Essa é uma grande conquista, em linha com a missão da Enel X de alcançar posição de destaque neste mercado e oferecer um serviço de qualidade para as pessoas”, afirmou Francisco Scroffa.
O consórcio Luz de Jaboatão vai investir ao todo cerca de R$ 126,2 milhões na cidade no decorrer do período previsto em edital, incluindo todo o plano de modernização dos pontos de iluminação. Os investimentos focados em modernização compreendem a troca de cerca de 47 mil pontos de IP e nesta primeira fase pelo menos 17 pontos com iluminação arquitetural do município com tecnologia LED, além da implementação de tecnologia de gestão remota via Telecontrole em no mínimo 21% das luminárias, o que tornará a gestão da iluminação e o serviço prestado à população ainda mais eficiente. Serão implantados mais de 170 pontos especiais em praças, parques, igrejas, arenas esportivas e pontos turísticos e culturais de Jaboatão, como o Centro Cultural Miguel Arraes, o Cine Teatro Manuel Campelo, o Mirante Henrique Dias e a Biblioteca Municipal.
O prefeito da cidade, Mano Medeiros, destacou que este é o maior contrato de PPP de iluminação pública já firmado em Pernambuco. “Estamos iniciando hoje a execução do plano de iluminação pública no município, levando mais tecnologia e segurança para os munícipes, além de proporcionar mais economia para Jaboatão. Nessa primeira etapa iremos atender a Regional 1, no Jaboatão Centro, com a implantação de 10,8 mil pontos em mais de 30 bairros e comunidades, 16 campos de futebol e duas igrejas. Com isso, serão beneficiados aproximadamente 130 mil moradores somente nessa região. Vale lembrar que todas as regionais serão beneficiadas com esse projeto. Isso mostra que estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos jaboatonenses”, disse o prefeito, acrescentando que “a parceria com o Consórcio Luz de Jaboatão será exitosa, já que este é um grupo reconhecido internacionalmente na área de soluções tecnológicas inovadoras”.