Atendendo aos pedidos dos moradores, a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta quinta-feira (10), a abertura de poços em sítios da região. A ação beneficia os criadores de animais, bem como a comunidade, que muitas vezes precisa percorrer um longo caminho para buscar água.
Ao todo, serão feitos três poços, dois no sítio Várzea Grande e um no sítio Tarrafas. Esta é uma obra comum em locais como este, onde há muitas plantações e criações de gados. A prefeitura já fez cerca de dez poços em sítios naquelas proximidades e as pessoas se mostram satisfeitas com a ação, que ajuda no trabalho dos agricultores e criadores.
José Jailson, produtor de queijo e morador do sítio Várzea Grande, teve seu pedido atendido pela secretaria. O produtor se mostrou satisfeito com a obra e com a oportunidade de ter um poço perto de casa.
“Esse poço vai ajudar a comunidade em muita coisa, é uma benção. Tenho minha criação de porcos e isso é ótimo para os animais também. Conheço alguns moradores aqui que também têm poços. Eu pedi à prefeitura esse poço e eles vieram fazer. A gente vai buscar água em outro lugar e isso é muito cansativo, mas tudo vai ficar mais simples”, afirmou.
Os poços podem ser solicitados na Secretaria de Meio Ambiente, que estuda as terras e diz se é propício implantar um poço no local. A perfuração para descobrir se existe água no local dura cerca de 4h. Após isso, são realizados os procedimentos para construção do poço, concluídos dentro de um mês.