A prefeitura de Gravatá, agreste pernambucano, divulgou às 16h20 desta segunda-feira, 26, uma NOTA DE REPÚDIO ao caso de agressão que teve como vítima a secretária da mulher Ester Gomes, atacada por um homem quando estava trabalhando na campanha ‘Não é Não”, que justamente visa coibir ameaças e agressões contra mulheres. Ester foi vista todos os dias do ciclo junino fazendo distribuição de material gráfico da campanha.
O governo municipal reconhece a coragem e o papel de Ester Gomes em prol dos direitos das mulheres. O Poder Executivo disse que “ações violentas de que ela foi vítima são uma clara tentativa de intimidar e silenciar sua voz”. Familiares e amigos de Ester estão bastante entristecidos com a ocorrência, que ainda ontem foi judicializada.
O acusado foi localizado em casa e levado pela polícia para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. A vítima registrou boletim de ocorrência, realizou exame de corpo de deleito e vai acionar a Justiça Criminal contra o acusado, que vinha usando as redes sociais para publicar fotos e fazer insinuações contra a vítima.
Diversas autoridades estão usando as redes sociais para lamentar o triste episódio, entre elas a deputada delegada Gleide Ângelo, o deputado estadual Waldemar Borges, além de milhares de mulheres e homens que repudiam todo e qualquer ato de violência, sobretudo contra mulheres.
O QUE DIZ A NOTA DA PREFEITURA:
A Prefeitura de Gravatá, repudia às agressões contra a secretária da Mulher, Ester Gomes, na noite de ontem (25). Consideramos inaceitável qualquer forma de violência, especialmente quando direcionada a uma mulher que se destaca por sua coragem e consciência em relação à sua condição e ao seu papel na luta em prol dos direitos das mulheres e pela sua dignidade.
Ester tem sido uma figura aguerrida em nossa gestão, dedicando-se incansavelmente a promover a igualdade de homens e mulheres, combater a violência doméstica e empoderar as mulheres de Gravatá. As ações violentas de que ela foi vítima são uma clara tentativa de intimidar e silenciar sua voz, mas estamos unidos em nossa determinação de repudiar tais atos e apoiar sua causa.
A Procuradoria Municipal coloca-se à disposição para acompanhar ativamente os procedimentos policiais e judiciais relacionados a este caso, buscando garantir que o autor desses danosos atos seja responsabilizado perante a lei. Nenhum tipo de violência deve ser tolerado em nossa sociedade, e é nosso dever coletivo lutar pela justiça e pela segurança de todas as pessoas, especialmente daquelas que se dedicam a melhorar as condições de vida de grupos vulneráveis.
Exigimos que todas as instituições públicas e a sociedade em geral se unam contra a violência e atuem de forma enérgica para prevenir e combater todas as formas de agressão, garantindo um ambiente seguro para todos e todas.
Manifestamos nossa solidariedade à secretária Ester e a todas as mulheres que enfrentam diariamente o desafio de lutar por seus direitos e pelo respeito à sua dignidade. Juntos, seguiremos na busca por uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência.