
Um grande percalço na vida dos estudantes universitários é cumprir os estágios obrigatórios cobrados pelo Ministério da Educação – MEC para a conclusão dos cursos de graduação. Esses obstáculos são maiores quando os discentes residem em cidades onde não há universidades, pois como geralmente existem convênios com empresas e órgãos públicos apenas nas cidades universitárias, quem mora nas outras cidades precisa ter um custo a mais para concluir este período probatório.
Diante disso, a Prefeitura de Gravatá, por intermédio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, por meio da articulação da Diretoria de Esportes, fechou um acordo com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE para que os alunos da instituição, de qualquer curso de graduação, possam realizar em seu município de domicílio o estágio obrigatório.
O convênio foi assinado na tarde da quarta-feira (16), no Centro Acadêmico de Vitória – CAV, que é o Campus da UFPE no município. Na presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes; do secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima; e do diretor de Esportes, Anderson Pedroza, o prefeito Joselito Gomes e o diretor do CAV, José Eduardo Garcia assinaram o termo de cooperação.
Garcia destaca a importância dessa parceria para a UFPE. ”O campo de estágio é uma luta constante e frequente na universidade. Os estudantes têm o embasamento teórico dentro dos muros da universidade e precisam, necessariamente, irem para fora, para a realidade, para poderem desenvolver suas habilidades profissionais. Então, poder desenvolver o estágio na cidade onde você mora ou na cidade próxima é um ganho, um benefício enorme e nesse sentido esse convênio entre a UFPE e o município de Gravatá abre portas em todas as áreas de conhecimento da universidade para que estudantes possam realizar seus estágios junto aos órgãos municipais da cidade.”

O prefeito Joselito destaca a comodidade de que os alunos agora irão dispor para a realização dos estágios. ”Hoje foi assinado um convênio, possibilitando, assim, que o aluno, em Gravatá, em qualquer curso que esteja cursando, poderá fazer o seu estágio em Gravatá. Isso é muito importante, muito necessário, até porque muitos jovens, lá atrás, fizeram referência a essa possibilidade e hoje posso dizer que essa porta se abre, diminuindo, assim, a dificuldade de locomoção, até mesmo financeira nesse sentido. E todo esse esforço existe, por parte da gestão, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)