26 C
Recife

Prefeitura de Gravatá atende pedido do vereador Tadeuzinho e instalada lombadas na rua do Norte

whatsapp image 2021 08 17 at 21.48.06

Depois do registro de vários acidentes com vítimas na rua Norte, bairro de Santa Luzia, a prefeitura de Gravatá decidiu finalmente instalar lombadas em alguns trechos da rua. O pedido oficial e inicial foi do vereador Tadeuzinho (PSDB), que foi procurado por moradores do bairro para que houvesse pedido na câmara para imediata instalação dos redutores de velocidade, o que foi atendido pelo prefeito Joselito Gomes (PSB).

As lombadas foram removidas desde a gestão do ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) que realizou o processo de recuperação do asfalto que estava bastante danificado. A gestão passada alegou que não instalou as lombadas por conta de uma resolução do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, que proíbe desde 1998, havendo exceções.

O Artigo 94 do Código de Trânsito Brasileiro diz que “É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN”.

whatsapp image 2021 08 17 at 21.47.36

As lombadas só podem ser instaladas em último caso para reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes, cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local.

Em outras palavras, a gestão do ex-prefeito não instalou as lombadas talvez por desconhecimento de tal excesso, ou porque não tinha interesse algo nesse apelo feito pela população.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque