28 C
Recife

Prefeitura de Arcoverde continua avançando serviço e faz balanço da primeira semana de fevereiro

DCIM\100MEDIA\DJI_0145.JPG

A primeira semana do mês de fevereiro foi de trabalho intenso na Prefeitura de Arcoverde. As secretarias e repartições públicas estão comprometidas em garantir o bom funcionamento da administração pública e o atendimento humanizado a toda a população arcoverdense. Veja a seguir as principais ações realizadas por cada secretaria da gestão municipal:

O desafio de lidar com a crise de saúde do nosso país devido à pandemia, faz com que a Secretaria de Saúde de Arcoverde, trabalhe com compromisso buscando alternativas para promover o acesso aos serviços públicos de saúde a toda população. Sendo assim, na última semana, foram realizadas reuniões com o setor público e privado de modo a fechar parcerias, promovendo uma saúde sempre melhor para toda a população.

banner prefeitura são joao

Está acontecendo também, a primeira etapa da vacinação contra a COVID-19, destinada a profissionais da área de saúde, idosos acima de 60 anos que residem em casas de apoio e outras instituições e todos os idosos a partir de 85 anos, o público foi definido de acordo com as orientações do Plano de Operacionalização Nacional e Estadual. Até o momento 1039 pessoas já foram imunizadas.

EDUCAÇÃO

Um dos principais focos da atual gestão pública é priorizar a educação de qualidade para nossos estudantes, assim, a Secretaria de Educação e Esportes, realizou o II Colegiado de Gestores para definir estratégias voltadas a educação da nossa cidade. Além disso, aconteceu um momento de formação para a abertura do ano letivo e devido a pandemia da COVID-19, o ano letivo foi iniciado com uma live (aberta), assistida por toda a rede municipal de ensino.

Outras ações:

● Realização do I encontro Pais e Mestres;

● Elaboração dos planos de ensinos do ensino fundamental.

TRÂNSITO E TRANSPORTES

A Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde – ARCOTRANS realizou na última semana a atualização cadastral dos condutores auxiliares, outra ação implementada que deve ser destacada, é a sinalização horizontal para revitalização de pinturas de proibições limites de esquina, garagens e paradas de ônibus no bairro da Cohab I, em diversas ruas. Estas e outras iniciativas têm como objetivo a organização e a segurança da nossa cidade.

SERVIÇOS PÚBLICOS

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente está empenhada em manter Arcoverde uma cidade bonita, segura e arborizada. A seguir, algumas ações da gestão pública:

Sistema de drenagem: a revitalização do sistema de canalização de resíduos sólidos (galeria), já alcançou mais de 80 metros.

Pavimentação: mais de 60 m² foram recuperados com a reposição de calçamento.

Coleta de lixo: mais de 846 toneladas de entulhos domiciliares foram retirados das ruas, sendo 590 toneladas de lixo comum e 256,90 toneladas de entulho.

Meio Ambiente: com o processo de arborização da cidade, das 100 mudas doadas pela Compesa, através da Cultive Ambiental, 30 mudas já foram plantadas, sendo 20 Chichá (plantadas próximo à Praça da Bíblia, na Rua Estácio Coimbra, no bairro do São Cristovão), 3 Ipês Rosa, 3 Pitombas e 3 Jacarandá (plantadas na Avenida Osvaldo Cruz, no bairro do São Miguel), e 1 Aroeira-da-praia (plantada na Faculdade AESA, no bairro do São Cristovão).

Iluminação Pública: foram realizadas 83 ações, sendo 54 manutenções e 29 lâmpadas trocadas. Os bairros beneficiados foram o Alto Cardeal, Boa Vista, Centro, Lot. JK, Lot. Coliseu, Lot. Cardeal Arcoverde, São Cristovão, São Geraldo, São Miguel, Sucupira. Na zona rural foram

OBRAS

As obras não param e a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Obras, vem promovendo diversas ações em nossa cidade. Cada diretoria está trabalhando incansavelmente para garantir uma infraestrutura adequada e qualidade de vida para todos os munícipes. Veja as principais atividades desenvolvidas:

Diretoria de projetos: realização de levantamentos para resolução do problema de drenagem pluvial do DNOCS; reunião com representante de grupos de ciclistas da cidade discutindo a implementação de ciclofaixas; atendimento a demanda para elaboração de projeto de reforma no hospital regional de Arcoverde.

Diretoria de engenharia: realização de serviços de capinação e retirada de entulhos na Creche da Cohab I com equipes da Usina de Asfalto (serviços ainda não concluídos); realização de serviços de manutenção corretiva no sistema de filtros da Usina de Asfalto; realização de vistorias nas obras de pavimentação da Rua Guanabara, Rua Panamá e Quadra do Riacho do Meio.

Diretoria de convênios: envio de levantamento de todas as obras para a Contabilidade e Controle Interno; realização de cotação de preços para base/aquisição de máquinas e equipamentos necessárias ao Município: Minirretro, bob cat, compactador manual, contentores de lixo, relés fotoelétricos; solicitação de licitação para aquisição de: agregados, CAP, emulsão, óleo bpf, filtros, cabos, mangueiras e outros acessórios para Usina de Asfalto.

Diretoria de controle urbano: realização de vistoria em 46 obras privadas e aplicação de 35 notificações;levantamento de loteamentos irregulares;elaboração de cadastro de ambulantes e utilitários de espaços públicos; planejamento de campanhas a serem lançadas: ambulante Legal, Calçada Livre e cidade limpa.

OUTRAS AÇÕES

  • Participação em reunião do Programa de arborização urbana do Município;
  • Participação em reunião com o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, discutindo parcerias e alianças para o desenvolto urbano.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Uma das principais ações da gestão municipal na última semana, foi a visita técnica do representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Prefeito da Cidade ao Distrito industrial.

Empreendedorismo: até o dia 05/02/2021, foram atendidos 1.332 MEIs, destre eles 51 novos MEIs formalizados, e aconteceu também a reunião com representantes das Associações Comunitárias para planejamento da ação Sala do Empreendedor Itinerante.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Sempre preocupada com a garantia de direitos, assistência social e com as medidas de prevenção da COVID-19, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, realizou uma parceria entre a Casa Acolher e Associação Pestalozzi, com o intuito de prestar atendimento psicológico das crianças e adolescentes acolhidos. Ainda na última semana a equipe do CRAS Cidade Jardim esteve na UPAE, realizando visita para o fortalecimento da rede intersetorial e discussão sobre possíveis parcerias, além da reunião com o prefeito, vice-prefeito e conselheiras tutelares de Arcoverde para tratar sobre assuntos pertinentes a melhoria da infraestrutura da Casa dos Conselhos.

CULTURA

A Secretaria de Cultura esteve no Centro de Gastronomia e Artesanato, tratando de parceria para a ambientação e programação artística do espaço, buscando promover o acesso a cultura para todas as pessoas. Ainda efetuou a elaboração de projetos culturais e esteve em reuniões, a fim de firmar outras parcerias favoráveis ao município.

ASCOM

Prefeitura de Arcoverde

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,39
EUR
5,51
CNY
0,80

Em destaque