quinta-feira, 25 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

27.1 C
Recife

Porto de Suape em Pernambuco passa a contar com pátios de triagens de caminhões

Mais relacionadas

A partir desta segunda-feira (3), o Porto de Suape em Pernambuco passa a contar com pátios de triagens de caminhões que irão proporcionar mais segurança, conforto e agilidade para os motoristas embarcarem ou desembarcarem suas cargas nos terminais portuários, além de oferecer melhores condições de prevenção à Covid-19.

Nos pátios de triagem, os cerca de 1.700 caminhoneiros que circulam todos os dias em Suape terão os seus dados checados e agendarão o horário de acesso ao terminal portuário para carregamento ou descarregamento.

Esse procedimento irá disciplinar o fluxo de veículos e oferecer aos caminhoneiros uma significativa redução no tempo de espera para início das operações. Atualmente, os motoristas são obrigados a aguardar até 12 horas estacionados às margens da rodovia antes de entrar na área portuária.

“Desde o dia 22 estávamos realizando testes para avaliação dos sistemas e das rotinas operacionais por isso os caminhões não eram obrigados a se cadastrar no pátio antes de entrar no Porto. Mas, a partir de segunda-feira (3), os veículos de carga terão que seguir a nova rotina, exceto transportadores de contêineres para os quais essa obrigatoriedade só estará valendo a partir do dia 10”, afirma Manoel Ferreira, diretor da Sulog – Suape Logistica, que construiu e vai administrar um dos pátios de triagem do porto pernambucano.

Segundo ele, do dia 3 ao dia 9 de agosto os caminhoneiros poderão utilizar a estrutura do Sulog sem nenhum custo. “Será a oportunidade para os usuários conhecerem as instalações e realizar os cadastros de veículos e motoristas”, informa Ferreira. Após esse período serão cobradas as tarifas padrão de acordo com as características do veículo e da carga.

A implantação dos pátios de triagem de caminhões em Suape vem atender as resoluções estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e às exigências do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS CODE). Além do Sulog, Suape contará com os pátios de triagem da Conelog e da Êxito. Contudo, atualmente, apenas o Sulog e Conelog estão homologados pela autoridade portuária.

Estarão dispensados de acessar o pátio de triagem os caminhões relativos à carga de projeto ou carga de operação especial; serviços internos do porto; obras de ampliação de infraestrutura, manutenção e reparos em geral; suprimentos para embarcações; veículos tipo cegonha; caminhões de instituições e órgãos públicos. Nesses casos, a administração portuária receberá a comunicação dos próprios terminais ou empresas responsáveis e fará a liberação da entrada desses veículos.

Os pátios de triagem, que têm capacidade para atender mais de 500 caminhões cada um, funcionarão 24 horas por dia, de domingo a domingo. No local, os motoristas contarão com serviços de apoio, como sala de descanso, unidade de atendimento de primeiros socorros, restaurante, sanitários, chuveiros e vestiários, além de salas de escritórios para empresas que operam no complexo portuário.

O Disque Caminhoneiro, serviço gratuito disponibilizado por Suape para prestar apoio à categoria com informações sobre os serviços essenciais no Estado durante a pandemia da Covid-19, passa a funcionar com um outro enfoque, a partir desta segunda-feira (03): tirar dúvidas sobre o novo acesso ao Porto de Suape, via pátios de triagem. O telefone 0800.095.0448 continuará operando 24 horas por dia, nos dias úteis, por tempo indeterminado.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading