
Tem apresentações teatrais na Zona da Mata de Pernambuco de 28 a 31 de agosto: as cidades de Pombos e Lagoa do Itaenga recebem a terceira edição da Mostra de Arte Educação “Ouve a Voz da Arte”, que é uma iniciativa da organização social Geração Futuro. O evento traz à cena quatro espetáculos teatrais construídos a partir da autoria e história de vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas dos dois municípios.
Os grupos teatrais que estarão em cartaz na Mostra fazem parte de um conjunto de ações promovidas pelos projetos “Cidade Sustentável: Educação e Meio Ambiente”, “Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente” e “Tou Ligado: saúde, educação e sexualidade”, desenvolvidos pela Geração Futuro. Os espetáculos exploram diferentes expressões artísticas e formatos para o público infanto-juvenil e adulto.
A Mostra visa proporcionar o fortalecimento da identidade cultural e do desenvolvimento local/territorial e, durante os quatros dias de apresentações, vai reunir diversos públicos em um espaço aberto a escolas e comunidades. “É uma oportunidade de apresentarmos as experiências adquiridas pelas crianças, adolescentes e pessoas idosas dentro do processo formativo dos quais estão envolvidos nos projetos desenvolvidos pela Geração Futuro”, explicou a diretora geral da Organização e produtora executiva da Mostra, Maria Suély.
O evento tem início na segunda-feira (28), às 14h, com a apresentação da peça teatral “Que abacaxi é esse?”, do grupo “Tubira-bá”, no auditório da Secretaria de Educação de Pombos, localizado na Praça João Pessoa, centro, Pombos/PE. Na terça (29), às 9h30, é a vez do grupo de teatro “Brincantes do Futuro” subir ao palco com o espetáculo “Quando o rio esqueceu seu nome”, também no auditório da Secretaria de Educação de Pombos.
As apresentações serão realizadas em Lagoa do Itaenga/PE a partir da quarta (30), com a encenação do grupo “Tô Ligades”, que traz o espetáculo “Experimente Afetos”, às 9h30, no auditório da Geração Futuro, na rua Leopoldina Pinheiro, por trás do Centro Comercial de Lagoa do Itaenga. Fechando a Mostra, o grupo “Donarte”, formado por pessoas idosas, traz a peça “Memórias de Armário”, na quinta (31), no mesmo horário e local.