
A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação 101, voltada a combater uma organização criminosa internacional especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação, coordenada a partir de Recife, incluiu o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva, com atuação em cinco estados brasileiros e diligências internacionais em Portugal.
Com investigações iniciadas há mais de um ano, a operação já havia apreendido cerca de 650 kg de cocaína no Porto de Pecém, Ceará, em uma operação conjunta com a Receita Federal. A droga tinha como destino a Austrália, onde dois membros do grupo foram identificados e presos com apoio da Polícia Federal Australiana.
As ações de hoje contaram com a participação de 120 policiais federais, abrangendo Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo e Amazonas. Além das prisões, bens dos investigados foram sequestrados. Em Portugal, a Polícia Judiciária conduziu operações para localizar um dos membros da organização.
O grupo é acusado de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, crimes que podem resultar em penas superiores a 40 anos de prisão. A escolha do nome da operação, 101, faz referência à migração do grupo de estados do Sul para o Nordeste, com atividades concentradas ao longo da BR-101.
Para mais detalhes, acesse: https://pernambuconoticias.com.br.
