
Uma ofensiva contra o crime organizado foi realizada na manhã desta sexta-feira (17) pela Polícia Civil de Pernambuco, com o lançamento da Operação de Polícia Judiciária (OPJ) “Safe Place”, sob coordenação da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM). O foco da ação é desarticular um grupo criminoso com atuação em vários bairros de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
A investigação, iniciada em setembro de 2025, está sob a responsabilidade do delegado Joel Venâncio, gestor da 9ª Delegacia Seccional do município (9ª DESEC). O grupo é acusado de envolvimento com tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios e porte ilegal de armas de fogo, principalmente nos bairros de Tiuma, Nova Tiuma, Caiará e Pixete.
Durante a operação, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, autorizados pela Vara Criminal de São Lourenço da Mata. A ação mobilizou 48 policiais civis — entre delegados, agentes e escrivães — e contou com o apoio de 24 policiais militares, evidenciando a articulação entre as forças de segurança no combate ao crime.
Novos desdobramentos da operação deverão ser divulgados pelas autoridades nas próximas horas.
