
Uma operação de grande porte coordenada pela Polícia Civil de Pernambuco desarticulou uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas, em ação simultânea realizada na última terça-feira (13) nos estados de Pernambuco, Piauí e Maranhão. A ofensiva policial é resultado de três meses de investigação e representa um forte golpe no financiamento do crime organizado na região Nordeste.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Cabrobó, sob comando do delegado Lucas Vieira Torres. Com o avanço das diligências, a Polícia identificou a complexa estrutura da quadrilha, que mantinha ramificações e logística ativa entre os três estados. Diante disso, foi articulada uma força-tarefa com apoio das Polícias Civis do Piauí e do Maranhão, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO/PCPI) e da Delegacia de Polícia da cidade de Floriano/PI.
Durante o cumprimento de mandados judiciais nas cidades de Floriano (PI) e Barão do Grajaú (MA), os policiais apreenderam mais de uma tonelada de maconha e localizaram cerca de 50 mil pés de Cannabis, que foram imediatamente erradicados. Todo o material apreendido foi destruído de acordo com os protocolos legais e sob supervisão das autoridades competentes.
O prejuízo estimado ao grupo criminoso é de aproximadamente R$ 10 milhões. Segundo a Polícia, as investigações continuam em sigilo com objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na organização criminosa. A ação representa um importante avanço no combate ao tráfico de drogas e reafirma o compromisso das forças de segurança com a integração entre os estados no enfrentamento à criminalidade.
