
A Polícia Civil de Pernambuco realizou, na manhã do dia 13 de maio, a 23ª Operação de Repressão Qualificada de 2024, batizada de Operação Vendeta. A ação foi conduzida pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), sob a coordenação do delegado Jorge Pinto, e teve como foco a desarticulação de uma organização criminosa ligada a homicídios qualificados.
As investigações começaram em julho de 2023, após o assassinato de um ex-policial militar no bairro de Boa Viagem, Recife. A vítima foi morta com disparos de fuzil em plena luz do dia, ação que também resultou na morte de uma mulher atingida por bala perdida. De acordo com as apurações, o crime foi um ato de vingança por outro duplo homicídio ocorrido dias antes em Parnamirim, também atribuído ao ex-policial.
As investigações revelaram ainda que o crime foi planejado dentro do Presídio de Igarassu, com uso de telefone celular por um dos detentos.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão domiciliar. Três pessoas também foram presas em flagrante. A ofensiva mobilizou 65 policiais civis de Pernambuco, além da colaboração das Polícias Civis da Paraíba e do Mato Grosso do Sul, da Corregedoria Geral da SDS da Paraíba e da FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado).
A Operação Vendeta reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao crime organizado e na responsabilização de seus integrantes, mesmo quando as ações criminosas partem de dentro do sistema prisional.
