
Uma pesquisa realizada pelo Ipec revelou que a maioria dos brasileiros é contra a descriminalização do porte da maconha para uso pessoal. Os dados, divulgados pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, neste domingo (14/7), indicam que 69% dos entrevistados se posicionaram contra a medida.
Para conduzir o levantamento, o Ipec entrevistou 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas em 129 municípios brasileiros, durante o período de 4 a 8 de julho. A pesquisa revelou que apenas 24% dos entrevistados são a favor da descriminalização do porte da maconha para uso pessoal.
A discussão sobre a legalização e descriminalização da maconha é um tema recorrente no cenário político e social do Brasil, levantando debates sobre saúde pública, segurança e direitos individuais. Os resultados da pesquisa refletem a diversidade de opiniões dentro da sociedade brasileira em relação a este tema controverso.
A pesquisa também destaca a importância de políticas públicas baseadas em evidências e da participação da sociedade civil nos debates sobre a legislação relacionada às drogas no país.
