
A partir do primeiro trimestre de 2025, Pernambuco contará com cerca de duas mil câmeras de videomonitoramento de última geração, equipadas com tecnologia de Inteligência Artificial (IA). Os dispositivos serão instalados em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife e em cidades estratégicas do interior, como Caruaru e Petrolina. O investimento no projeto é de R$ 122,9 milhões e integra o programa “Juntos pela Segurança”, do Governo do Estado.
As novas câmeras, digitais e mais modernas, substituirão os antigos equipamentos analógicos, prometendo maior eficiência na prevenção e combate à criminalidade. Segundo a governadora Raquel Lyra, a iniciativa reforça o compromisso de buscar a paz social para os pernambucanos. “Essas ações já resultaram na redução do número de homicídios por sete meses consecutivos. Seguiremos avançando para garantir mais tranquilidade à população”, destacou.
Enquanto as câmeras não estão operacionais, as forças de segurança continuam atuando com o apoio de outras tecnologias, como drones, especialmente em grandes eventos. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou que os novos dispositivos fortalecerão ainda mais o trabalho das polícias na redução de crimes.
A empresa Teltex Tecnologia venceu a licitação para o fornecimento e manutenção dos equipamentos em um contrato de cinco anos. “Devido à complexidade do objeto e ao alto valor investido, esse processo licitatório exigiu etapas criteriosas até a homologação. Os pernambucanos terão um sistema moderno e eficiente para combater a criminalidade”, afirmou Ana Maraíza, secretária de Administração do Estado.
O projeto é mais uma medida para consolidar a estratégia de segurança pública no Estado, priorizando ações preventivas e o uso de tecnologias de ponta para proteger a população.
