SES-PE já contabiliza 100 notificações no total; cinco casos foram confirmados no Estado
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta sexta-feira (31), a notificação de dois novos casos e dois óbitos suspeitos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. As mortes ocorreram nos municípios do Recife e de Águas Belas, e todos os casos seguem em investigação pelas autoridades sanitárias.
Com as novas notificações, o Estado chega a 100 registros desde o início do monitoramento — sendo 96 ocorrências em Pernambuco e 4 de outros estados (2 em São Paulo, 1 na Paraíba e 1 em Alagoas).
A SES-PE reforça o alerta à população para que evite o consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, especialmente as vendidas em garrafas sem rótulo, lacre ou informações sobre o fabricante.
O metanol, substância usada indevidamente na adulteração de bebidas, é altamente tóxico e pode causar cegueira, falência de órgãos e morte mesmo em pequenas quantidades. As investigações continuam em curso para identificar as origens das bebidas e responsabilizar os envolvidos na fabricação e distribuição ilegal.
Situação dos casos em Pernambuco:
- Total de notificações: 96
- Casos descartados: 67
- Casos confirmados: 5
Situação clínica dos pacientes:
- 9 internados (3 descartados)
- 55 altas médicas (2 confirmados e 42 descartados)
- 17 óbitos (3 confirmados e 10 descartados)
- 15 pacientes evadidos (12 descartados)
