
Para assegurar uma resposta rápida e eficiente em emergências durante o Carnaval, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) estarão reunidos no Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), localizado na sede da SES-PE, no Bairro do Bongi. O Ciocs funcionará em regime de plantão deste sábado (1º) até a sexta-feira (7), garantindo suporte estratégico para qualquer demanda de saúde gerada pelos festejos carnavalescos, que atraem milhares de turistas e movimentam intensamente a população local.
O sistema do Ciocs permite a coleta e análise de informações em tempo real, com destaque para dados de atendimentos nas unidades de referência e pontos de assistência aos foliões. Em 2025, o monitoramento será ampliado para todas as regiões do estado, com ações específicas em áreas de grande fluxo, como Recife e Olinda (I Geres), Nazaré da Mata (II Geres), Pesqueira e Bezerros (IV Geres), Triunfo (XI Geres) e Garanhuns (V Geres), onde ocorrem eventos paralelos ao Carnaval.
Com uma estrutura integrada, o Ciocs reúne diferentes setores da SES-PE para coordenar respostas imediatas a possíveis surtos epidemiológicos, ocorrências médicas e outras emergências. Além disso, a vigilância ativa de rumores e eventos em fontes online – incluindo redes sociais – será utilizada para detectar precocemente possíveis surtos de doenças.
Entre as principais preocupações da equipe de saúde estão o consumo excessivo de álcool e drogas, intoxicação alimentar, desidratação e golpes de calor, além de incidentes como brigas, pisoteamentos e ferimentos diversos. A prevenção e o controle de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e doenças respiratórias também estarão no foco da operação. Ainda, o Ciocs está preparado para lidar com situações inusitadas, como acidentes com múltiplas vítimas e os chamados ataques com agulhas, conhecidos como “agulhadas”.
Com essa estratégia de monitoramento intensificado, o governo de Pernambuco reforça seu compromisso em garantir um Carnaval seguro, minimizando riscos à saúde da população e dos visitantes.
