
O Governo de Pernambuco realizou, no último domingo, uma edição especial do Festival Pernambuco Meu País na Avenida Paulista, em São Paulo, com o objetivo de atrair mais turistas para o Carnaval pernambucano, um dos maiores e mais tradicionais do mundo. O evento, promovido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), reuniu manifestações culturais marcantes do estado e empolgou paulistanos e nordestinos que vivem na capital paulista.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa para divulgar a riqueza cultural do estado.
“É muito legal termos a oportunidade de trazer uma ação como essa para cá, apresentar ao povo paulistano o maracatu, o caboclo de lança, os passistas e a orquestra de frevo. Quem está aqui sente um pouco da alegria do povo pernambucano, e quem é de Pernambuco e vive em São Paulo pode matar a saudade de casa”, afirmou.
Frevo, maracatu e Galo da Madrugada encantam São Paulo
A festa começou às 10h, levando para a Avenida Paulista símbolos do Carnaval de Pernambuco, como os Caiporas de Pesqueira (Patrimônio Vivo) e um boneco inflável gigante do Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo. Às 11h, o evento seguiu para o Parque Burle Marx, onde o público acompanhou apresentações de artistas renomados, como Roger de Renor e o Som Na Rural, Gerlane Lops, Nego Thor, Romero Ferro, Duda Beat e Alceu Valença.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a importância de fortalecer a conexão com o público paulista.
“São Paulo é o maior emissor turístico para Pernambuco. Quando a gente traz esse evento para cá, buscamos fazer com que os paulistas sintam um pouquinho do gosto do nosso Carnaval e se animem a conhecer a festa de perto”, afirmou.
Outro destaque foi a apresentação do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, que tem 24 anos de história e representou o baque solto pernambucano na capital paulista. A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, enfatizou que a ação reforça os laços com a comunidade nordestina que vive em São Paulo, além de promover Pernambuco como destino turístico.
Para a administradora paulistana Andrea Paternost, de 51 anos, o evento foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do estado. “Nós nos perguntamos sobre o significado de certas figuras que talvez nem todo mundo conheça, mas foi uma experiência incrível”, relatou.
Com essa iniciativa, Pernambuco reforça sua posição como um dos destinos mais vibrantes do país, apostando na divulgação nacional para impulsionar o turismo e fortalecer sua identidade cultural.
