
Com foco em reforçar a segurança pública e ampliar a atuação em áreas urbanas de difícil acesso, a Polícia Militar de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (30), a Operação Asas de Aço. A iniciativa marca o início de uma nova estratégia de policiamento: o Motogarupado. A ação é conduzida pela Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas (CIPMoto) e supervisionada pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), como parte do programa estadual “Juntos pela Segurança”.
A nova tática emprega quartetos compostos por quatro agentes distribuídos em três motocicletas, sendo que uma delas leva um policial garupado com arma longa. O formato permite maior agilidade no patrulhamento e rapidez na resposta a ocorrências, principalmente em áreas onde viaturas convencionais enfrentam dificuldades de acesso.

Para operar na nova modalidade, 173 militares da CIPMoto passaram por treinamentos intensivos nas últimas semanas. O modelo é inspirado na atuação do grupo RAIO, da Polícia Militar do Ceará, referência nacional no motopatrulhamento tático. Oito policiais pernambucanos participaram de um curso especializado de 45 dias com a corporação cearense antes da implementação local.
Nesta fase inicial, mais de 30 quartetos estão escalados para atuar na Região Metropolitana do Recife, reunindo aproximadamente 130 policiais. A Operação Asas de Aço promete intensificar a presença ostensiva da PM nas ruas e ampliar a sensação de segurança da população.

