
Faltando apenas um mês para a abertura do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025, a lista oficial dos filmes selecionados foi divulgada nesta segunda-feira (4). Pernambuco garantiu espaço com três obras nas mostras competitivas, reafirmando sua força no cenário audiovisual. As produções do Estado estarão na Mostra Curtas, na Mostra Especial Lei Paulo Gustavo e na Mostra Online.
Com representantes de 16 estados brasileiros, a 29ª edição do FAM reunirá ao todo 58 filmes, escolhidos entre 1.214 inscrições — o segundo maior número da história do evento. A capital catarinense sediará o festival entre os dias 4 e 10 de setembro, no CineShow Beiramar Shopping.
Na Mostra Curtas, o curta-metragem “Parirás”, das cineastas Amandine Goisbault e Júlia Morim, representará Pernambuco. Já a ficção “Tapando Buracos”, dirigida por Pally e Laura Fragoso, estará na Mostra Especial Lei Paulo Gustavo. E completando a participação pernambucana, o filme “Quadrados”, de João Pedro Costa, integra a Mostra Online.
O FAM 2025 ampliou sua abrangência, trazendo para a tela produções de 11 países, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e uma coprodução com a França. A Mostra Curtas, mais uma vez, lidera em número de obras exibidas, somando 12 títulos.
Outro ponto relevante da edição deste ano é a diversidade presente nas produções. Mais de 45% dos filmes selecionados têm direção feminina, 32,20% são dirigidos por pessoas LGBTQIA+ e 25,42% dos realizadores se autodeclaram pretos ou pardos. O festival também registra um aumento significativo de protagonistas trans e personagens com deficiência (PcDs) nas narrativas.
Além das mostras competitivas, o festival incluirá sessões de filmes convidados, que serão anunciados nos próximos dias. Uma das parcerias confirmadas é com o Itaú Cultural Play, através da Mostra IC Play, que reforça a presença de obras catarinenses na programação.
O FAM 2025 é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, contando com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis (Edital Especial Lei Paulo Gustavo), Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Programa Ibermedia, Itaú Unibanco, Sebrae, entre outros parceiros.
