dark

Pernambuco é o estado mais transparente com informações sobre o coronavírus

Pernambuco é o estado mais transparente com informações sobre o coronavírus
Pernambuco é o estado mais transparente com informações sobre o coronavírus

Pernambuco, pela quarta semana consecutiva, segue em 1° colocado no ranking de transparência, agora isolado, em relação a divulgação das informações sobre a pandemia do novo coronavírus. No levantamento divulgado nesta quintafeira (23.04), o Estado lidera com 98 pontos, 3 a mais do que na análise anterior. Esse é um índice “alto”, o maior da escala. O estudo é realizado pela organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR) e contempla todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal e do Governo Federal.

“Pernambuco segue o seu compromisso de manter a população informada permanentemente sobre a situação da Covid-19 no Estado. Figurar na liderança do ranking da transparência por quatro semanas seguidas, e melhorando ainda mais a nossa pontuação, ratifica o empenho e o trabalho árduo do Governo de Pernambuco, da Secretaria Estadual de Saúde e de outros órgãos estaduais para lidar com essa pandemia”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com a Open Knowledge Internacional, o aumento da nota de Pernambuco está associado à divulgação nos boletins dos dados sobre a ocupação dos leitos voltados para a Covid-19. A organização ainda informa que apenas 4 Estados (ES, GO, PE e PR) estão divulgando em suas páginas e boletins oficiais a quantidade de testes disponíveis.

“Nesta quarta semana do Índice de Transparência da Covid-19, nota-se uma melhora bastante expressiva da disponibilidade de painéis informativos – o percentual de estados que cumprem o item passou de 32% a 75% desde a primeira avaliação”, reforça a Open Knowledge Internacional.

Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, a OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, atuando no Brasil desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.