27 C
Recife

Pernambuco comemora a marca de 7.166 novos postos de trabalho no mês de junho

No Nordeste foi a terceira melhorar colocação, ficou atrás da Bahia e do Ceará

No mês de junho deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Pernambuco registrou um saldo de 7.166 novos postos de trabalho, sendo o terceiro Estado do Nordeste com o  maior número de empregos formais gerados, ficou atrás da Bahia, com 13.079 novos postos e do Ceará, com 9.605. O número também tem relevância comparando ao mês de junho de 2021, quando Pernambuco gerou 7.110 novos postos. Neste ano foram 56 empregos a mais no mesmo período. 

É pertinente ressaltar que o primeiro semestre do ano se apresenta historicamente desfavorável em Pernambuco, em função do regime de sazonalidade da economia local, penalizada especialmente pela indústria de produtos alimentícios, com ênfase para a agroindústria canavieira, que experimenta o período de entressafra.  

Os dados apontaram que o setor de serviços teve o melhor desempenho, com um saldo  de 2.657 admissões, a indústria vem logo em seguida, com a geração  de 2.482 postos de trabalho formais e em terceiro lugar vem o setor do comércio, com um saldo de 1.201 novos empregos. 

Entre os municípios pernambucanos, a capital Recife lidera o ranking no número de empregos gerados em junho, com 1.300 novos postos, em segundo lugar está Olinda, com 650 postos adicionais e na terceira colocação vem o município do Cabo de Santo Agostinho, que aparece nos dados do CAGED com 636 postos de emprego.   

De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, os dados do mês de junho confirmaram a previsão já feita no mês de maio, quando ele acreditou que a tendência era de crescimento na geração de novos postos de trabalho em Pernambuco, “nós continuamos trabalhando e apostando na geração de emprego e renda e otimistas para os próximos meses”, pontuou Alberes Lopes.

É importante destacar que os dados do CAGED indicaram que todos os estados do Brasil apresentaram um saldo positivo no mês de junho, somando 277.944 postos de trabalho no total. Os números são resultado das admissões, menos os desligamentos no mercado formal brasileiro.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque