sexta-feira, 17 maio 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

28 C
Recife

Pernambuco amplia vacinação contra Influenza para pessoas a partir de seis meses

Mais relacionadas

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa, nesta quarta-feira (01/05), por orientação do Ministério da Saúde (MS), que o Estado vai aderir à ampliação da oferta da vacina Influenza para a população não imunizada a partir dos seis meses de idade. A extensão da Campanha Nacional de Vacinação de Influenza para além dos grupos prioritários que, até então, tinham a prerrogativa de receber as doses, tem por objetivo contribuir na redução de atendimentos ambulatoriais e internações neste período de sazonalidade das doenças respiratórias, que compreende o período de inverno e outono, no Brasil.

Nesta quinta-feira (02/05), o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) vai enviar a sétima remessa de doses de Influenza para os 184 municípios pernambucanos, mais o distrito de Fernando de Noronha. Está sendo distribuído um quantitativo de 236.810 imunizantes, totalizando 2.432.580 doses de Influenza compartilhadas para as cidades desde o início das ações. As atividades de vacinação contra a gripe de 2024 vão até que os estoques sejam zerados.

“Todos os anos, ao fim da Campanha de Influenza, o Ministério da Saúde faz a recomendação de ampliação para toda a população não vacinada. Este ano, ocorreu mais cedo, geralmente a extensão se dá logo após finalizar o mês de maio, mas vale ressaltar que, este ano, o início da vacinação contra a gripe, no Estado, começou mais cedo, com os municípios sendo abastecidos com o imunobiológico no fim da primeira semana de março”, lembra a superintendente estadual de imunizações, Jeane Torres Tavares.

Até o momento, o levantamento da vacinação de Pernambuco corresponde aos grupos prioritários. De março até a última terça-feira (30/04), receberam doses da vacina 877.814 pessoas, uma cobertura de 27,2% da população preferencial, que é estimada em 3.597.531.

“Incentivamos os municípios a intensificarem as estratégias de vacinação através da busca ativa com ações em escolas, feiras livres, indústrias, entre outros locais com grande circulação de gente. Os municípios estão abastecidos, então pedimos que as pessoas se dirijam para as salas de vacinação mais próximas das suas residências para se vacinarem e garantir a vacinação de seus filhos, especialmente neste período da sazonalidade dos vírus respiratórios na pediatria”, incentiva a secretária de saúde, Zilda Cavalcanti.

A influenza é uma infecção viral e que tem como característica uma transmissibilidade acentuada podendo se apresentar de forma mais leve ou com sinais graves, podendo inclusive levar ao óbito. A vacina contra o vírus é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading