
O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) foi um dos grandes vencedores da 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco, anunciada ontem (29), em Brasília. O parlamentar foi destacado na categoria Clima e Sustentabilidade, que reconhece os congressistas mais atuantes na defesa de políticas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável no Brasil.
Pedro Campos comemorou o reconhecimento, afirmando que o prêmio reflete a importância das pautas sustentáveis em seu mandato. “Recebo com alegria esse importante reconhecimento feito por um júri especializado na área tão estratégica para o nosso país. Dentre as diversas pautas sustentáveis defendidas pelo nosso mandato, destaco a Tarifa Social de Água e Esgoto, que se tornou lei após 12 anos com a tramitação paralisada na Câmara”, declarou o deputado, ressaltando a importância da vontade política e da articulação legislativa para promover as transformações que o Brasil necessita.
O parlamentar foi o relator na Câmara dos Deputados da Lei 14.898, que institui diretrizes para a Tarifa Social de Água e Esgoto em âmbito nacional. Esta lei visa garantir que famílias de baixa renda tenham acesso a serviços de abastecimento de água e esgoto por um preço justo, um passo significativo na luta por justiça social e ambiental no país.
Demonstrando seu comprometimento com a mitigação das mudanças climáticas, Pedro Campos protocolou recentemente dois novos projetos de lei. O primeiro, o PL 33645/2024, propõe a criação de Parcerias Público-Populares (PPPopular), um modelo inovador que visa envolver a comunidade na gestão de riscos e desastres, promovendo a resiliência e segurança habitacional, especialmente entre as populações mais vulneráveis. O segundo, o PL 3363/2024, propõe o Programa Nacional de Voluntários para recuperação de áreas atingidas por desastres naturais, mobilizando diferentes setores da sociedade para atuar em ações de assistência e recuperação em áreas afetadas.
Além dessas iniciativas, Pedro Campos também tem se destacado na defesa do bioma Caatinga. Como relator do Projeto de Lei 4623/2019, o deputado defendeu a criação do Fundo da Caatinga, inspirado no Fundo Amazônia, com o objetivo de captar recursos internacionais para a conservação e restauração do bioma.
O Prêmio Congresso em Foco, criado em 2006, tem como objetivo incentivar a população a fiscalizar e valorizar o trabalho dos parlamentares, reconhecendo aqueles que se destacam em diversas áreas. Nesta edição, além de Clima e Sustentabilidade, foram premiados parlamentares nas categorias Apoio à Indústria e Cidades Inteligentes, com os vencedores sendo escolhidos por um júri especializado, jornalistas e votação popular pela internet.
