
O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara deixou a presidência do Banco do Nordeste (BNB) nesta terça-feira (21), após deliberação do Conselho de Administração. A mudança ocorre pelo encerramento do prazo de gestão, conforme o Estatuto Social da instituição e a Lei das Sociedades por Ações.
Com a vacância, o diretor financeiro e de crédito, Wagner Antônio de Alencar Rocha, foi designado presidente interino. Ele passa a acumular a função executiva com o cargo de conselheiro de administração até que o Conselho decida pela composição definitiva da diretoria em 2025.
Paulo Câmara estava no comando do BNB desde 2023, quando obteve aval judicial para permanecer no posto apesar de questionamentos baseados na Lei das Estatais, devido à atuação recente em direção partidária. À época, o Ministério da Fazenda informou que a saída seria tratada como decisão pessoal.
Interlocutores apontam expectativa de retorno de Paulo Câmara ao cargo em janeiro de 2026, quando deixaria de existir impedimento legal. O BNB, por sua vez, afirma que os processos de sucessão estão em curso e serão comunicados oficialmente em momento oportuno.
