
Um memorando de entendimentos assinado nesta terça-feira (12.09), entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e a empresa pernambucana de Tecnologia da Informação, Iland Tecnology, coloca Pernambuco como o primeiro estado brasileiro a firmar parceria com o Oxford Institute INC, por meio do hub Flórida Tech, dos Estados Unidos.
O documento, assinado pela secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, e o co-fundador da Ilanda Tecnology, Clímaco Feitosa, tem duração de quatro anos, podendo ser renovado, e objetiva ampliar as oportunidades de negócios entre Pernambuco e o estado da Flórida/EUA. “A Secti já vem atuando fortemente no processo de consolidação e expansão no ecossistema de inovação. Esse memorando possibilitará mais oportunidades de novos negócios e de transferência de tecnologia e conhecimento com a Flórida, tornando o estado ainda mais competitivo”, afirmou a secretária Mauricélia.
O memorando prevê parceria nas seguintes ações: intercâmbio de recursos humanos; intercâmbio de informação e de publicações de ciência, tecnologia e inovação; desenvolvimento de projetos de pesquisa e de programas de formação; e promoção de eventos, palestras e simpósios. Cada uma das partes produzirá um plano de trabalho com suas responsabilidades, cronograma, fontes de financiamento e coordenação.
A Iland Tecnology – que compõe o hub Flórida Tech – reconhece Pernambuco como um estado possuidor de requisitos que justificam a parceria. “Pernambuco tem um setor de tecnologia e negócios muito punjante que vem se destacando, oferece voo direto para a Flórida, e os Estados unidos possuem um mercado muito forte para a cooperação, além de empresa/empresa, com universidades e mercado local, então poderá se estender à UPE”, destacou Feitoza. Participaram da solenidade de assinatura o secretário-executivo, Kenys Bonatti; o diretor de Inovação, César Andrade; e o chefe de gabinete, Aluizio Guimarães, todos da Secti/PE.