Osso de dinossauro é encontrado no interior de São Paulo

Uma vértebra de dinossauro foi encontrada na zona rural de Uchoa (SP) por um biólogo e um paleontólogo durante uma expedição em busca de fósseis da espécie na região. A vértebra seria uma parte da cauda e foi encontrada pela dupla no dia 5 de outubro. A divulgação da descoberta foi feita nesta semana.

Segundo o biólogo Leonardo Silva Paschoa, ele e a equipe do Museu de Paleontologia Pedro Candolo , de Uchoa, estavam em uma expedição em uma área que há mais de 100 milhões de anos era terra dos dinossauros.

“Em um barranco tem uma rocha que é da formação muito antiga, então era onde eles [dinossauros] ficavam. Nós sempre voltamos ao local para fazer buscas”, contou o biólogo.

De início, Leonardo pensou que se tratava de uma pedra, mas quando ele e os amigos escavaram a rocha, perceberam que se tratava de uma vértebra de dinossauro.

O pedaço ósseo de dinossauro foi levado para o laboratório do museu para análise, onde foi constatado que se tratava de 20 centímetros da cauda de um titanossauro.

“É muito comum encontrar fóssil dessa espécie na região. Já encontramos outras vértebras, partes do braço. Vamos agora tentar montar uma arte de como seria essa espécie”, diz Leonardo.

A espécie é conhecida por ter um pescoço longo e é herbívoro. O fóssil já está em fase final de preparação e ficará exposto no Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa.