
A contar do mês de setembro, a Orquestra Criança Cidadã passou a ser um projeto sob a gerência da Associação Orquestra Criança Cidadã (AOCC), instituição presidida por Myrna Targino e que agora coordena os núcleos do Coque, Ipojuca e Igarassu da Orquestra, além da Escola de Formação de Luthier e Archetier.
A Associação Orquestra Criança Cidadã (AOCC) é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que tem como missão promover a inclusão social por meio da atuação de seu projeto-vitrine: a Orquestra Criança Cidadã.
Criada em 2006, a Orquestra nasceu como parte da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), entidade criada pelo desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018). Desde então, vários projetos foram sendo desenvolvidos dentro do guarda-chuva da ABCC, com muito sucesso e sempre pensando no resgate de crianças e adolescentes no Recife e região, seja através da música, pela OCC, ou do esporte, no Complexo Esportivo Nildo Nery dos Santos.
A decisão de constituir personalidades jurídicas distintas para os projetos de música e esporte foi tomada pelo Conselho de Administração da ABCC no primeiro semestre de 2022 e beneficia ambos os projetos igualmente.
Sendo assim, a ABCC se tornou a AOCC, dedicada apenas ao trabalho de inclusão social por meio da música, enquanto os projetos de esportes passaram à responsabilidade da recém-instituída Associação Beneficente Esportiva Criança Cidadã (ABECC), presidida por Nildo Nery dos Santos Neto.
