
Já está marcada a data para o primeiro concerto oficial da Orquestra Criança Cidadã na Temporada 2022: dia 26 de abril, uma terça-feira, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. O repertório, composto pela Abertura de “Egmont” e pela “Sinfonia nº 1”, ambas do alemão Ludwig van Beethoven, também fará uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, com a execução da “Ciranda das sete notas”, de Heitor Villa-Lobos – compositor considerado a figura criativa mais significativa do século XX na música clássica brasileira. O concerto é gratuito, mediante retirada de ingressos na bilheteria.
A peça de Villa-Lobos terá como solista o fagotista Jamesson Batista, monitor da OCC. “É a segunda vez que sou solista. A primeira foi em 2016, com a Orquestra Infantojuvenil”, relembra Jamesson. “Depois de sete anos, poder estar na frente da orquestra novamente é desafiador, mas é uma recompensa e um reconhecimento pelo trabalho executado durante esses anos”, comemora o jovem músico.
José Renato Accioly, maestro titular da OCC, afirma que as expectativas estão em alta: “A apresentação marca o início da nossa Temporada 2022 de concertos. Nós esperamos que seja um ano marcante e artisticamente proveitoso para, além de que contribua efetivamente para a formação profissional desses jovens. E tocar no Santa Isabel é tocar num verdadeiro templo, num dos teatros mais representativos e importantes do Brasil. Então a responsabilidade é grande e a gente está se preparando para isso”.
“Estava em uma apresentação em dezembro e, durante uma conversa, o maestro José Renato perguntou se eu já havia tocado a “Ciranda das Sete Notas”. Respondi que não, mas já a conhecia, pois meu professor de instrumento, Josias Bezerra, havia solado essa peça com a Sinfônica do Recife. Prontamente fui convidado e encarregado de prepará-la”, explica Jamesson. “A peça é bela. Quando a toco, imagino o Brasil dos indígenas e sua cultura. Além de tudo, Villa-Lobos é um gênio”, enfatiza.
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
