
A Orquestra Jovem Criança Cidadã comemorará o Dia das Crianças em seu quinto concerto oficial da temporada 2023, a ser realizado nesta quinta-feira, 12 de outubro, às 16h, no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, região Central do Recife. Os ingressos serão distribuídos ao público na bilheteria do teatro uma hora antes do concerto.
A regência será do maestro José Renato Accioly, com a participação da professora Amilca Aniceto na narração da obra “Pedro e o Lobo”, do compositor russo Serguei Prokofiev, uma história infantil contada através da música com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos de uma orquestra.
“A expectativa é que seja uma apresentação maravilhosa, alegre e divertida, e que a gente possa levar um pouco para as crianças essa imaginação pretendida por Prokofiev ao adaptar essa fábula e inserir os instrumentos musicais na forma de personagens”, afirma Amilca, professora de canto coral e teoria musical da OCC, demonstrando empolgação pelo concerto. “Espero que eu possa levar com a minha voz o máximo possível dessa história ao público. Que possa entregar, através desses personagens, o que realmente o autor queria: a emoção da história de um menino valente que tentou enfrentar com seus amigos um lobo e que, no final, faz dar tudo certo”.
O espetáculo, que também mostrará ao público obras de Händel, Villa-Lobos, Mykola Leontovich, Sergei Rachmaninov, Astor Piazzolla, Alfredo Le Pera e Carlos Gardel e de Arturo Márquez, apresentará dois alunos solistas: o violoncelista Kleberson Vynicius (em Vocalise, de Rachmaninov) e a violinista Singrid Vitória (em Oblivion, de Piazzolla).
O calendário completo da Orquestra Criança Cidadã em 2023 está disponível online, no site do projeto social: https://orquestracriancacidada.org.br/concertos.
Sediada nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, a Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e que conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínio sênior dos Correios e realização da Funarte e do Governo Federal.