

Com o objetivo de preservar o bioma da Mata Atlântica, que corresponde às regiões mais densamente populadas do território brasileiro, o Ministério Público brasileiro promove, pelo quarto ano, a Operação Mata Atlântica em Pé. A ação coordenada acontece de forma simultânea 17 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe) e conta com o suporte de vários órgãos parceiros.
Em Pernambuco, os trabalhos de fiscalização estão acontecendo desde a última segunda-feira (21) nos pontos de desmatamento identificados por imagens de satélite em municípios da Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte. O resultado do trabalho de campo será detalhado através de coletiva de imprensa online no dia 1º de outubro, às 9h30.
Desde a primeira edição, a operação utiliza o Atlas da Mata Atlântica, sistema que monitora
a situação do desmatamento em todos os municípios do bioma, realizado pela organização não governamental SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com uso de imagens de satélite.
Neste ano, também está sendo usada a Plataforma MapBiomas Alerta, um programa de alertas e emissão de relatórios de constatação de desmatamento que usa tecnologias de
monitoramento e tratamento de dados desenvolvido pelo projeto MapBiomas, iniciativa multi-institucional que soma universidades, empresas de tecnologia e organizações não governamentais que realizam o mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil.
Instituições participantes — Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Polícia MIlitar de Pernambuco (por meio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA), Secretaria de Defesa Social (por meio da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente-DEPOMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Serviço: Coletiva da Operação Mata Atlântica em Pé
Quando: dia 1º/10, às 9h30 através da plataforma Google Meet (o link será divulgado no dia da coletiva)