Na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Pernambuco, com apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar e do 1º BIESP, deflagrou a Operação de Intervenção Tática (OIT) “VENARI” na cidade de Caruaru. A ação, coordenada pela 14ª Seccional de Caruaru, teve como objetivo combater crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de armas, praticados por grupos criminosos que operam na cidade.
A operação VENARI, cujo nome significa “busca”, se concentrou nos bairros Salgado, João Mota e José Carlos de Oliveira, áreas de atuação de facções envolvidas em homicídios e tráfico. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e três mandados de prisão, todos expedidos pela Vara do Tribunal do Júri de Caruaru. As ações ocorreram em Caruaru e Agrestina.
Um dos alvos, localizado em Agrestina, tentou fugir pelos telhados das casas vizinhas, mas foi perseguido e capturado em posse de uma arma de fogo. Este indivíduo é suspeito de três homicídios no bairro Salgado em 2024. Outro alvo preso foi identificado como o autor de um homicídio ocorrido em um supermercado no bairro João Mota, no dia 19 de outubro.
Nas buscas no bairro José Carlos de Oliveira, a polícia apreendeu armas, munições e drogas, o que levou à prisão em flagrante de um terceiro investigado. Além disso, foram recolhidos diversos celulares e outras provas que auxiliarão nos inquéritos policiais.
A operação envolveu 40 policiais, entre civis e militares, e foi coordenada pelos delegados Eric Costa Cândido, Bruno Machado e Márcio George, sob supervisão da Diretoria Integrada do Interior 1 e da Chefia de Polícia Civil.
